sexta-feira, 13 de agosto de 2010

DEUS ESTÁ SATISFEITO COM O SANGUE, E VOCÊ ?

Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado, (I Pedro 1:18-19)

Deus é santo mas também é justo. E por causa disto foi necessário que uma vida sem pecado fosse dada em favor do homem miserável pecador. Há vida no sangue, e este precisava ser derramado em meu favor, pelos meus e seus pecados. Deus exigiu que o sangue de um inocente sem pecado fosse apresentado para satisfazer sua própria justiça. Se nos reportarmos ao Velho Testamento, vamos encontrar estas palavras: “VENDO EU O SANGUE PASSAREI POR CIMA DE VOS”. Estas palavras registradas em (Êxodo 12:13) apontava para o futuro,  o sangue de Cristo que satisfez a Deus inteiramente. Quando o indivíduo ainda não é crente no Senhor Jesus, sua consciência não lhe incomoda, mas a partir do momento que a palavra de Deus começa a despertá-lo, esta consciência antes morta, torna-se extremamente sensível, e isto pode vir a ser um real problema para cada um de nós.  Muitas vezes este sentimento de pecado e de culpa é tão grande, tão terrível, que quase nos paralisa. E isto acontece porque perdemos a visão da verdadeira eficácia do Sangue. E é ai que começa o problema da maioria dos crentes, principalmente os novos na fé, que tendem a pensar que o seu pecado é maior que o Sangue de Cristo . O problema é que muitos crentes sinceros, mas mal informados invertem os valores. Estão procurando sentir o valor do sangue subjetivamente, isto é, acham que o valor do sangue é para eles.

O sangue não opera assim. Ele primeiro destina-se para Deus. Nos só temos que aceitar a avaliação que Deus faz dele. Se fizermos o contrario não chegamos a lugar nenhum, não alcançamos nada, e permaneceremos nas trevas. Nós só precisamos crer na palavra de Deus. Precisamos entender que o sangue é precioso para Deus. É isto que diz a bíblia no texto acima mencionado. E se o próprio Deus diz que está satisfeito e aceitou o sangue como pagamento pelo o nosso pecado e como preço de nossa redenção, então como diz aquele ator, cantador e poeta Rolando Boudrin: “ Causo encerrado”. Deus está satisfeito; e nós, estamos? Infelizmente na pratica parece que não. Volta e meia estamos lavando e passando o ferro em roupa que vamos jogar fora.

Se o sangue satisfez a Deus , deve nos satisfazer também. E ai  entra um segundo elemento em relação ao homem, na purificação de sua consciência. Quando examinamos a Epistola aos hebreus, percebemos que o Sangue faz isto. Assim diz a bíblia: “Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa (Hbreus 10:22). Aqui se observa que o escritor não apenas diz que o sangue do Senhor Jesus purifica os nossos corações, mas afirma claramente que erramos se relacionarmos inteiramente desta forma, o coração com o Sangue. Se assim o fizermos é porque não entendemos direito o valor do sangue. Se por exemplo eu pedir a Deus que purifique o meu coração com o Sangue, sabe qual vai ser a resposta de Deus? “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?(Jeremias 17:9)”.

Na verdade o que todos  precisam é de um coração novo. É isto que nos diz Deus através do profeta Ezequiel. “E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne” (Ezequiel 36:26) . Muitos confundem o que está escrito em Hebreus 10. Aqui o que na verdade o sangue esta purificando é a consciência. O que significa dizer que havia um obstáculo entre mim e Deus, e que, como resultado disto, eu tinha má consciência. Sempre que eu tentava me aproximar dEle, minha consciência me acusava. Mas agora com a consciência purificada pelo Sangue, a barreira foi removida; e eu não posso  esquecer disto jamais.

Então finalmente com minha consciência purificada, eu prossigo com Deus, porque sei que o Sangue nunca perderá a sua eficácia como fundamento do meu acesso a Deus. Todavia é importante salientar que reconheço os meus pecados, que confesso que necessito da purificação e da expiação e que venho a Deus confiante somente em sua obra consumada na cruz pelo Senhor Jesus. Vou a Deus exclusivamente através de seus merecimentos, e jamais na base do meu comportamento; nunca, por exemplo, na base de ter sido hoje especialmente amável, ou paciente, ou de ter feito hoje algo especial para o Senhor. Mas somente por meio do Sangue que ele derramou na cruz.

Infelizmente há muita gente boa e talvez crente de verdade, que ainda não entendeu isto e vive angustiado pensando por exemplo: “ Hoje tive algumas dificuldades em minha família, não me relacionei bem com meus filhos, briguei com minha esposa, estou me sentindo melancólico e deprimido, não estou bem; não posso, portanto, me aproximar de Deus” Afinal esta pessoa esta querendo se aproximar de Deus com base em que ? base incerta, nos seus sentimentos, em suas obras. Você precisa se aproximar de dEle com base segura, ou seja, no Sangue derramado e no fato de que Deus olha para aquele Sangue e se dá por satisfeito. A questão não é sentimento, é fé. Não se trata do que você fez ou deixou de fazer, mas do que já foi feito por você. É isto que efetivamente lhe assegura que de fato você foi perdoado e purificado. Deus te vê atraves do Sangue do seu filho. O inocente que morreu no lugar do culpado.  

Autor: Nilton Fonseca Ferreira