sábado, 14 de agosto de 2010

MINISTÉRIO BÍBLICO EDUCACIONAL: ferramentas para um crescimento saudável da igreja.

O Ministério Bíblico Educacional entende que igreja local deve ser observada em meio às forças geradas pela nossa época, e analisadas as suas funções fundamentais, de acordo com os desafios diante de nós. A partir daí, estabelecer princípios, práticas e conceitos que sejam realistas e eficazes para um crescimento verdadeiramente bíblico.
Disponibilizamos, através deste blog, uma variedade de workshops cujo objetivo é lançar os fundamentos certos, entendendo que uma verdadeira igreja de Jesus Cristo não pode perder de vista que ela é um organismo vivo, e como tal, precisa crescer. Mas este crescimento só será salutar se não abandonar as formas bíblicas! A igreja precisa ampliar a sua capacidade necessária para cumprir seus objetivos básicos que são: o aperfeiçoamento dos santos (maturidade espiritual); serviço cristão (evangelização); edificação do corpo (administração e organização).
Este ministério não pretende ser único, mas está consciente de que a obediência ao mandamento bíblico de ensinar é de importância capital para a sobrevivência da igreja. A Bíblia nos diz que o verdadeiro construtor de todas as coisas é Deus. Em Hebreus 3:4 está escrito:  “Pois toda casa e estabelecida por alguém, mas aquele que estabeleceu todas as cousas é Deus”.
             
               Fica claro neste texto que é Deus quem edifica tudo conforme Seus planos eternos. Deus não mudará. Ele jamais se acomodará as idéias humanas ou irá na onda da moda. Deus não corta caminho em tudo que realiza, e nunca usa materiais inferiores ou métodos que contrariam Sua natureza santa e perfeita. Mas, lamentavelmente parece que muita gente ainda não entendeu isso!  Nos dias atuais, é alarmante o que tem sido feito no que diz respeito à evangelização em massa, ou evangelismo pessoal, e até mesmo na pregação e no ensino da palavra de Deus.

               Infelizmente, na maioria das vezes, nada disso está sendo realizado de acordo com os planos bíblicos dados a Igreja por Deus.  E os poucos que ainda estão envolvidos nesta obra permanecem tão entretidos com suas próprias ideias e planos que nem percebem se estão trabalhando de acordo com as instruções de Deus ou se seu trabalho será aprovado na inspeção final. E em função disso temos como resultado pura e simplesmente heresias, interpretações erradas que dão ênfase demasiada a certas escrituras, denominacionalismo exagerado, crentes nominais ou no máximo pessoas igrejadas, aculturadas, cristianizadas, mas não salvas. A igreja certamente vai fazer a diferença no seu raio de ação, se ela estiver disposta a investir nestas três áreas acima mencionadas.
               A seguir, seguem uma série de workshops que, certamente, poderão ajudá-lo nas seguintes áreas: Ensino em classes de escola bíblica, Ministério pastoral, Liderando um estudo bíblico, Compartilhando o evangelho com os vizinhos, Dirigindo cultos domésticos, ou até mesmo material para estudo bíblico pessoal.

Vida Crista e Testemunho (vida cristã)
Liderança Cristã (treinamento)
Evangelismo Cronológico (Lideres)
Curso Básico para professores e lideres cristãos
Evangelismo Cronológico (não crentes)
Evangelismo Cronológico (grupos mistos)
Comportamento humano (Adultos)
Comportamento humano (Jovens e Adolescentes)
Escatologia cronológica (toda igreja)

 Se voce deseja resalizar um desses workshops em sua igreja
entre em contato pelo telefone (21)982886725
ou pelo email: niltonffonseca@gmail.com.

 Pr. Nilton Fonseca Ferreira