segunda-feira, 9 de novembro de 2015

RECONSTRUINDO MUROS

            
 As palavras de Neemias, filho de Hacalias. E sucedeu no mês de Quislev, no ano vigésimo, estando eu em Susã, a fortaleza, Que veio Hanani, um de meus irmãos, ele e alguns de Judá; e perguntei-lhes pelos judeus que escaparam, e que restaram do cativeiro, e acerca de Jerusalém. E disseram-me: Os restantes, que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande miséria e desprezo; e o muro de Jerusalém fendido e as suas portas queimadas a fogo. 
                 E sucedeu que, ouvindo eu estas palavras, assentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus. E disse: Ah! Senhor Deus dos céus, Deus grande e terrível! Que guarda a aliança e a benignidade para com aqueles que o amam e guardam os seus mandamentos; Estejam, pois, atentos os teus ouvidos e os teus olhos abertos, para ouvires a oração do teu servo, que eu hoje faço perante ti, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos; e faço confissão pelos pecados dos filhos de Israel, que temos cometido contra ti; também eu e a casa de meu pai temos pecado. De todo nos corrompemos contra ti, e não guardamos os mandamentos, nem os estatutos, nem os juízos, que ordenaste a Moisés, teu servo. Lembra-te, pois, da palavra que ordenaste a Moisés, teu servo, dizendo: Vós transgredireis, e eu vos espalharei entre os povos. E vós vos convertereis a mim, e guardareis os meus mandamentos, e os cumprireis; então, ainda que os vossos rejeitados estejam na extremidade do céu, de lá os ajuntarei e os trarei ao lugar que tenho escolhido para ali fazer habitar o meu nome. Eles são teus servos e o teu povo que resgataste com a tua grande força e com a tua forte mão. Ah! Senhor, estejam, pois, atentos os teus ouvidos à oração do teu servo, e à oração dos teus servos que desejam temer o teu nome; e faze prosperar hoje o teu servo, e dá-lhe graça perante este homem. Então era eu copeiro do rei.

(Nemias 1:1-11)


1.      INTRODUÇÃO – A vida de Neemias tem despertado grande admiração a todos os que a estudam. Possuído de ardente desejo de servir a Deus e a seu povo, PIEDOSO e DEDICADO à ORAÇÃO, dotado de grande energia e determinação, ele tornou-se valioso exemplo para todos os que desejam prestar relevantes serviços a Deus e precisam vencer obstáculos, oposições e antagonismos sem se distraírem, atemorizarem ou se desviarem de seus objetivos. Na historia de Neemias, encontraremos muita inspiração e muito encorajamento. (Neemias 4:1-6) (Nemias 6:1-3) (v.15)

2.      EPOCA DE NEEMIAS – Neemias Viveu no período chamado RESTAURAÇÃO . Cumpridos os 75 anos de cativeiro, conforme as profecias, o povo de Deus começou a regressar à sua terra. A restauração fez-se em três etapas: (1). EM 535, no tempo no tempo do rei Ciro, da Pérsia, sob comando de Zorobabel – sua missão era reconstruir o TEMPLO; (2) Em 458, no tempo do rei Artaxerxes, sob chefia de Esdras, com a missão de reorganizar o ensino da Lei;  (3) em 445, ainda no tempo do rei Artaxerxes, sob chefia de Neemias, com a finalidade de reconstruir os muros de Jerusalém.

3.      NEEMIAS ERA COPEIRO DO REI, quando alguns homens, entre eles um irmão de Neemias, vieram de Jerusalém e lhe relataram que o povo vivia em GRANDE MISÉRIA E DESPREZO , e falaram de como a cidade estava desprotegida e desonrada, com seus muros destruídos (Neemias 1:1-3)

4.      NEEMIAS PÔS-SE A JEJUAR E A ORAR durante vários dias, até que o rei percebeu seu abatimento e, uma vez sabedor da causa, deu-lhe licença para ir a Jerusalém reconstruir os muros. (Neemias 2:6,9)

5.      A OBRA QUE NEEMIAS REALIZOU – A reconstrução dos muros durou 52 dias. Foi uma obra realizada debaixo das maiores pressões e dificuldades. As tribos vizinhas, inimigas de Israel, principalmente horonitas, amonitas e árabes, lideradas respectivamente por SAMBALATE, TOBIAS e GESEM , tudo fizeram para impedir a conclusão dessa obra.

6.      PRIMEIRO  zombaram, mas Neemias orou e não lhes deu importância (Ne. 4:1-6) DEPOIS recorreram a violência, mas Neemias orou, e armou os operários, e pôs guardas que vigiavam constantemente (Ne. 4:15-23)

7.      RECORRERAM ENTÂO A BLANDICIA – Convidaram Neemias para uma conferencia, com o propósito de embosca-lo, mas Neemias mandou lhes dizer que não tinha tempo para gastar com eles (Nemias 6:1-4).

8.      APELARAM então para a intimidação com chantagem. Mandaram lhe dizer que sabiam que ele estava conspirando contra o rei, e lhe ofereceram oportunidade de dialogarem. Neemias simplesmente os chamou de mentiroso e não lhes deu atenção ( Neemias 6:5-9)

9.      FINALMENTE – jogaram pesado. Recorreram a tentativa de desmoralização. SUBORNARAM a Samaías, e este profetizou que iam matar a Neemias, e tentou leva-lo para o interior do templo, para esconder-se. – Não sendo ele sacerdote, estaria transgredindo e ficaria desmoralizado. Neemias percebeu do que se tratava, e respondeu: UM HOMEM COMO EU FUGIRIA? (Neemias 6:10-13)

10.   Pouco depois – dessa obra, Neemias reuniu o povo em Jerusalém e Esdras leu perante todos, a lei de Deus. Então decorridos doze anos, voltou a Babilônia e lá ficou algum tempo e novamente retornou a Jerusalém. Dessa vez, sua obra consistiu em corrigir os abusos introduzidos durante sua ausência, como o da violação do sábado e a tolerância de casamentos de israelitas com estrangeiros. (Neemias cap.13)

11.   ASPECTOS PESSOAIS DE NEEMIAS – Entre as virtudes pessoais de Neemias que fazem dele um grande exemplo, podemos mencionar algumas.  (1) ESPÍRITO DE SACRIFICIO  por temor a Deus e amor ao seu povo. Neemias deixou posição de grande prestigio, riqueza e conforto na Babilônia, para sofrer com seu povo; (2) PIEDADE , Neemias vivia na presença de Deus. Seu primeiro impulso cada vez que confrontava com uma dificuldade era orar. Orou antes de fazer ao rei o pedido de licença para ir a Jerusalém (2:4) orou cada vez que os inimigos tomaram iniciativa contraria a construção (4:4) (4:9) (6:9) (6:14) -  (3) ENERGIA – Neemias era homem dotado de grande capacidade de trabalho. Nada o desanimava e nenhuma dificuldade o fez sequer, atrasar a construção  (4) PRUDENCIA – Antes de viajar para Jerusalém  cercou-se de garantias: cartas do rei aos governadores das terra por onde haveria de passar, escolta armada e recursos materiais; asbia calar-se e não revelar seus desígnios enquanto não estivesse seguro do que faria (2:12-16) Não entrava em diálogo tolo com os inimigos  (5) VISÃO – Neemias soube compreender o valor da obra que estava realizando; (6) HUMILDADE Neemias atribuía tudo quanto fazia a mão de Deus sobre ele, e não aos seus próprios méritos (2:8) (2:12) (6:16) (7:5).

12.   APLICAÇÃO – Como Neemias, enfrentamos muitos obstáculos para realizarmos a obra de Deus. Zombam de nos, perseguem-nos, caluniam-nos, tentam nos intimidar e desmoralizar. Sigamos o exemplo de Neemias: ORAÇÃO, PRUDENCIA, CORAGEM e DETERMINAÇÃO.

13.    O que animava Neemias, entre outra coisas, era a consciência de estar realizando uma grande obra, e a consciência de que fazia a vontade de Deus. Se não valorizarmos o serviço que prestamos a Deus, como poderemos ser firmes em sua realização?

14.   E finalmente, Neemias não era mestre, como Esdras. Por isso reuniu o povo em Jerusalém e deixou que Esdras os instruíssem na Lei.  Precisamos reconhecer nossas limitações e buscar a cooperação de outros, em suas especialidades para o trabalho do Senhor. Encerro este artigo querido leitor com estas palavras do livro de Cronicas:


         "Esforçai-vos e não desfaleçam as vossas mãos, porque a vossa obra tem uma recompensa (II CRÔNICAS 15:7)".


Autor: Nilton Fonseca Ferreira
(21) 982886725 Operadora Tim







Nenhum comentário: